A catarata é uma doença que afeta diretamente o cristalino, considerado a lente natural dos olhos. Quando envelhecemos, o cristalino tende a perder elasticidade por conta do processo natural do envelhecimento, conhecido como presbiopia.
No entanto, quando o cristalino é afetado pela catarata, ele perde a característica transparente do cristalino, tornando a visão opaca e nebulosa.
Isso ocorre porque o processo de opacificação atrapalha a entrada de luz nos olhos, prejudicando completamente a acuidade da visão e a realização de tarefas básicas como ler, dirigir e até mesmo ver os objetos com nitidez e saturação.
Normalmente, a catarata surge a partir dos 50 anos por conta do processo natural de envelhecimento, sendo que a prevalência dos casos são em pessoas com mais de 60 anos.
No entanto, há exceções, como o caso da catarata congênita, causada por uma má formação do cristalino durante a gestação do bebê. A catarata congênita é a principal responsável pela cegueira infantil.
Por fim, a catarata ainda pode surgir como consequência de outros problemas. Veja a lista de problemas oculares de risco para desenvolvimento da catarata secundária:
Um dos primeiros sintomas da catarata é que o paciente passa a ter a impressão que os objetos estão embaçados, amarelados ou distorcidos. Um sintoma conhecido como visão nublada.
Por conta desse sintoma que acomete diretamente a capacidade de enxergar, o paciente pode ter que lidar com outras consequências como:
O cristalino tem papel determinante na visão, pois é responsável por formar a imagem na retina. É a transparência do cristalino que permite que as pessoas foquem os objetos, tanto de longe, quanto de perto. Um processo conhecido como acomodação.
As alterações que afetam o cristalino, alteram diretamente a formação das imagens na retina e, como consequência, alteram a visão.
No caso da catarata, o cristalino fica cada vez mais opaco, como se existisse uma névoa diante dos olhos. Um sintoma que vai agravando progressivamente, fazendo a pessoa enxergar apenas vultos e luzes, levando a cegueira se não for tratado.
A boa notícia é que se trata de uma cegueira reversível. Ou seja, com tratamento e cirurgia, é possível voltar a enxergar normalmente.
Sim, a catarata tem cura. Apesar de muitos idosos acreditarem que a má qualidade da visão causada pela catarata é um processo natural e que nada pode ser feito quanto a isso, o tratamento para a catarata é bastante simples e eficaz.
A partir de uma cirurgia realizada com anestesia local, o cristalino opacificado é retirado do olho e substituído por uma lente artificial, conhecida como lente intraocular.
É uma cirurgia rápida, segura e que não causa dores na recuperação. A lente que substitui o cristalino é feita sob medida, de acordo com a curvatura da córnea de cada paciente, o que torna o procedimento bastante eficaz.
Poucos dias após a realização o paciente já tem a visão recuperada.
É importante saber que o uso de medicamentos, óculos de grau ou colírio não são tratamentos comprovadamente eficazes para a catarata, sendo que a perda de transparência do cristalino que dá lugar a opacidade vai interferir continuamente na nitidez da visão, que somente a cirurgia poderá recuperar.
No dia a dia, a recuperação da visão traz benefícios rápidos e devolve a qualidade de vida ao paciente. Poucos dias após a cirurgia já é possível:
A catarata é uma doença que traz consequências graves para a qualidade de vida de pessoas que têm a vida afetada por este problema.
Enxergar bem durante toda a vida e ter a visão comprometida após os 50, 60 anos afeta diretamente a rotina e a autonomia das pessoas na realização de tarefas básicas.
Além do mais, a catarata também prejudica as pessoas emocionalmente, gerando problemas psicológicos devido a limitação e a perda de visão.
Trata-se de uma doença que pode ser resolvida com uma cirurgia rápida e com benefícios grandiosos para o paciente.
Por isso, é importante que pessoas acometidas pelo sintoma procurem o oftalmologista, diante do surgimento de qualquer alteração na visão.
E se você convive com uma pessoa mais velha que possa estar passando por isso, agende uma consulta e a auxilie a retomar a qualidade de vida.
Clique aqui para agendar um horário agora